Sábado tem Mutirão de Saúde com a Abertura do Outubro Rosa da Instituição
O mês de outubro é marcado pela campanha mundial Outubro Rosa, que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Campo Grande, a Casa Rosa é referência nacional no atendimento pelo SUS e intensifica suas ações neste período para alcançar ainda mais pessoas.
Casa Rosa: referência em prevenção e diagnóstico – Desde sua criação, a Casa Rosa tem transformado vidas ao zerar as filas de consultas com mastologistas, punções e biópsias de mama pelo SUS, garantindo atendimento ágil e humanizado. Até hoje, já foram realizados mais de 12 mil atendimentos gratuitos e diagnosticados mais de 225 casos de câncer de mama, possibilitando o início rápido do tratamento e aumentando as chances de cura.
A missão da Casa Rosa é clara: oferecer acesso digno, gratuito e de qualidade à saúde da mulher, com acolhimento e eficiência.
Outubro Rosa: ações intensificadas em diversos bairros e distritos
Além dos mutirões realizados aos sábados em sua sede, na Rua Apetubas, 181 – Bairro Tijuca II, também estão previstos atendimentos em unidades de saúde e nos Distritos de Anhanduí e de Taboco, reforçando o compromisso de levar saúde para todos.
Confira a agenda de outubro:04/10 – 7h às 12h – Lançamento Outubro Rosa – Sede Tijuca (Rua Apetubas, 181 – Tijuca??
09/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Jardim Antártica
18/10 – 7h às 12h – Mutirão na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade (Maria Aparecida Pedrossian)
23/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Universitário
24/10 – 7h às 12h – Ação em Corguinho – Saúde da Mulher
25/10 – 7h30 às 13h – Mutirão Todos em Ação no Distrito de Anhanduí (Escola Municipal Professor Isauro Bento Nogueira)
29/10 – 13h às 17h – Ação na UBS Zé Pereira
30/10 – 13h às 17h – Ação na USF Vila Nasser
Conquista nacional: mamografia a partir dos 40 anos no SUS – Um dos avanços mais celebrados neste Outubro Rosa é a decisão do Ministério da Saúde, que ampliou a faixa etária para a realização da mamografia no SUS, agora disponível dos 40 até os 74 anos. A medida atende uma necessidade urgente: na Casa Rosa, cerca de 30% dos casos diagnosticados estavam em mulheres abaixo dos 50 anos, reforçando a importância da mudança.
*Diretrizes da Sociedade Brasileira de Mastologia* – A Casa Rosa também reforça as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia, fundamentais para a saúde da mulher:
• Autoexame mensal desde a adolescência;
• Exame clínico anual com médico;
• Mamografia anual a partir dos 40 anos;
• Estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividade física.
*Prevenção é amor* – Com atendimento humanizado e resultados que impactam diretamente a vida das mulheres, a Casa Rosa reafirma no Outubro Rosa que prevenção é amor e salva vidas.
A instituição convida toda a população a participar das ações, buscar atendimento e compartilhar informações de cuidado com familiares e amigos. Acompanhe nossas ações pelo Instagram da instituição: @casarosacgms