Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, desta terça-feira (15), foi aprovado em 2ª discussão e votação o Projeto de Lei n° 11.379/24, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PSDB), que institui o “Dia Municipal de Conscientização do Mutismo Seletivo”. A data será comemorada anualmente no dia 31 de outubro e tem como objetivo trazer mais visibilidade a essa condição de saúde mental.
A iniciativa tem como objetivo principal promover a conscientização da população sobre o Mutismo Seletivo, um transtorno de ansiedade que afeta a capacidade de comunicação, especialmente em crianças, resultando em dificuldades para falar em determinadas situações sociais. O transtorno é frequentemente confundido com timidez extrema, mas seu impacto pode ser significativo no desenvolvimento social e educacional.
Mutismo Seletivo – As causas do Mutismo Seletivo estão relacionadas à ansiedade e ao extremo medo, e o tratamento geralmente envolve terapias comportamentais, familiares e, em alguns casos, o uso de medicamentos. Sem o apoio devido, essa condição pode impactar níveis no desenvolvimento social, educacional e emocional da criança.
O projeto de lei aprovado tem três:
• Oferecer informações aos munícipes sobre as causas, sintomas e tratamentos do Mutismo Seletivo, ajudando a desmistificar o transtorno.
• Combater o preconceito associado ao Mutismo Seletivo, promovendo uma sociedade
• Informar sobre os meios de tratamento disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
O vereador Dr. Victor Rocha, autor da proposta, destacou que a conscientização sobre o Mutismo Seletivo é fundamental para reduzir os impactos negativos desse transtorno, garantindo que as crianças recebam o apoio adequado. “Precisamos ampliar o conhecimento da sociedade sobre os transtornos de saúde mental, como o Mutismo Seletivo, para que essas crianças sejam acolhidas, compreendidas e tratadas com os recursos disponíveis”, afirmou o vereador.